Ao contratar um seguro transporte, o segurado conta com serviços de controle de risco que busca garantir a segurança da carga em situações distintas, que vão desde incêndio até perda total em operações de carga e descarga em navios, por exemplo.
O seguro é válido para realização de transporte de bens entre bairros, cidades, estados e países, ou seja, pode ter cobertura em território nacional e internacional, de acordo com as condições da apólice. Nos casos mais comuns, os contratos cobrem prejuízos originados por acidentes com o veículo responsável pelo transporte, roubo, furto e armazenamento.
Como explica a Superintendência de Seguros Privados (Susep), 21 categorias distintas de coberturas estão disponíveis para contratação junto às seguradoras. Elas variam entre cobertura básica restrita até coberturas básicas amplas para mercadorias específicas.
Devido à variedade de bens e mercadorias que podem ser transportadas, é importante contar com auxílio especializado na hora de contratar um seguro transporte.